sexta-feira, 31 de maio de 2013

OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE BACALHAU

"Um peixe magro de fácil digestão que protege o sistema cardiovascular

O bacalhau é um peixe que faz parte da cozinha tradicional portuguesa e é um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses.

Existem diversas variedades de bacalhau. No entanto, a espécie Gadus Morhua, existente no mar frio, do Atlântico Norte, é a espécie mais ingerida.

Normalmente, é vendido seco e salgado, mas também o podemos encontrar no mercado já demolhado e ultracongelado, fresco em filetes e postas. O processo de seca e salga é natural, não sendo adicionadas substâncias químicas, sendo por isso preservadas as suas propriedades nutricionais.

O bacalhau, tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, apresentando uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B. É considerado um peixe magro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gordura, de onde se extrai o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D.

O bacalhau é também uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, de onde se destaca o ácido gordo ómega 3, que apresenta um efeito protector sobre o sistema cardiovascular, um papel preventivo sobre o cancro e favorece o desenvolvimento do sistema imunológico. No caso do bacalhau salgado, para se reduzir o seu teor em sódio, devemos demolhá-lo bem antes de o confeccionarmos, não sendo necessária a adição extra de sal.

O tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas, e para postas mais grossas cerca de 48 horas e no caso do bacalhau desfiado serão necessárias apenas seis horas. Á água da demolha deve ser mudada várias vezes, devendo o bacalhau ser armazenado no frigorífico de forma a impedir a proliferação bacteriana. Portugal é um dos países onde se consome mais bacalhau a nível mundial, na forma de salgado seco é o maior, sendo que este alimento apresenta, talvez, o maior número de receitas, possivelmente pela sua versatilidade e pela mudança fácil do seu paladar."


http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/os-beneficios-do-consumo-de-bacalhau.html

6 comentários:

  1. Faz muito bem à saúde.

    Muito obrigado, Ana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu acho uma delícia e opto por comprar já demolhado e congelado, sempre que apanho promoções!
    Abraço,
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. Gosto de vários tipos de bacalhau, Madalena.
    E faz-nos muito bem.

    Muito obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.