quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BENEFÍCIOS DO AZEITE PARA A SAÚDE



"O azeite é uma arma poderosa contra a doença e o envelhecimento.
Controlar o peso
Paradoxalmente, o azeite pode contribuir para combater a flacidez. Contém ácidos gordos que permitem ao organismo a eliminação das indesejáveis gorduras acumuladas. Mesmo assim, deve ser usado com moderação caso se pretenda perder peso, já que um consumo excessivo terá o efeito contrário.
Uma vida mais longa
O consumo de azeite parece estar cada vez mais associado a uma vida mais longa e saudável, pois os países que o usam na alimentação têm um melhor historial no campo da saúde do que aqueles que usam as gorduras animais na culinária. O teor elevado relativamente estável de vitamina E reduz a incidência de diversas doenças fatais comuns no Ocidente, bem como os respectivos factores de risco - enfarte, ataque cardíaco, colesterol elevado e doença coronária -, para além de inibir a formação de coágulos e a hipertensão arterial.

A vitamina E, presente em grande quantidade no azeite, é um antioxidante potente que combate o factor que mais contribui para o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo o cancro - os radicais livres. Reforça também o sistema imunitário em geral, aumentando de forma notável a sua capacidade de nos proteger das doenças e das infecções. Consumir vitamina E através do azeite é a forma mais fácil que o corpo tem de a absorver sem desperdiçar nenhum dos seus benefícios.

Esta vitamina tem uma série de outros efeitos benéficos no campo da saúde. Favorece a oxigenação das células, reduz os sintomas desagradáveis da menopausa e previne o envelhecimento precoce, aumentando a resistência e a força física e ajudando a evitar doenças degenerativas como a artrite.
Calmante
O azeite pode aliviar e acalmar estados inflamatórios. De digestão fácil, favorece os movimentos peristálticos (contracções do intestino), sendo por isso benéfico a uma série de problemas digestivos. Flatulência, indigestão, azia e prisão de ventre podem ser aliviadas pelo azeite, que pode mesmo ajudar a sarar úlceras. Pode ainda aliviar em caso de laringite ou tosse.
Fortificante
A vitamina E presente no azeite torna-o um fortificante de alguns pontos-chave do corpo, nomeadamente os músculos. A carência desta vitamina essencial pode conduzir ao desgaste muscular. É também importante para a produção de glóbulos vermelhos, função hormonal e fertilidade e fortalece as fibras de colagénio da pele.
Escolher, guardar e usar
Compre sempre azeite puro, de extracção a baixa temperatura, para que a vitamina E não se perca com o aquecimento. Prefira azeite em garrafas de vidro escuro para evitar a oxidação. Como o azeite não se altera com temperaturas elevadas, é ideal para cozinhar. Para a mesa e para molhos, prefira o azeite virgem extra.
Benefícios
. Reforça o sistema imunitário

. Combate os radicais livres

. Protege contra doenças cardíacas

. Combate o colesterol e a hipertensão arterial

. É bom para a fertilidade

. Mantém a pele com aspecto jovem"

Fonte:http://pelanatureza.pt/saude-e-bem-estar/noticias/beneficios-do-azeite-para-a-saude

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.